Saiba identificar a validade do pneu

pirelli-phantom-2

Todo pneu sofre um desgaste natural com o passar do tempo e para garantir a segurança de todos os ocupantes deve-se fazer a troca periódica do item. O estilo de dirigir, o tipo de pneu e a superfície sobre a qual o motorista conduz interferem no tempo de troca.

Um dos recursos utilizados para saber se está na hora de adquirir um pneu novo é oTread Wear Indicator (TWI) que significa Indicador de Desgaste do Piso. Ele consiste em filetes de borracha localizados na banda de rodagem, sinalizados como “TWI” ou com o formato de um triângulo. Quando o desgaste atingir essas marcações deve-se trocar os pneus.

É necessário verificar se os sulcos estão dentro do limite de segurança estabelecido pela legislação brasileira, de 1,6 mm de profundidade, do contrário, o veículo perde estabilidade, estando suscetível a aquaplanagem e acidentes.

Não existe uma dada exata para troca dos pneus, isso depende exclusivamente do tipo de utilização, no entanto, é a manutenção periódica, feita a cada 10 mil quilômetros, que vai informar o real estado do pneu e se a troca é necessária.

Para prolongar a vida útil dos pneus, não deixe de fazer a calibragem e o rodízio entre os dianteiros e os traseiros. Rodar com os pneus carecas é arriscado e consta como infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.