REVISÃO DE FINAL DE ANO

As festas de final de ano estão chegando e você já deve estar pensando em pegar a estrada para se reunir com a família ou então passear durante os dias de férias, não é mesmo? Sempre planejamos esses momentos com entusiasmo e não vemos a hora de descansar a cabeça para aproveitar os dias de folga, mas, antes de chegar na parte da diversão, é preciso pensar no item mais importante da sua viagem: A segurança.

Mesmo que você não vá viajar longas distâncias, deve lembrar que nesta época do ano o trânsito tende a ficar intenso em todos os lugares, exigindo ainda mais a sua atenção e o bom funcionamento do seu carro. Para não esquecer nenhum detalhe na hora de fazer a sua revisão de final de ano,  nós da Mecanica Exclusive separamos algumas dicas que vão lhe ajudar durante o processo. Vamos conferir?

 

– PLANEJE SUA VIAGEM COM ANTECEDÊNCIA

 

– CONFIRA A SUA DOCUMENTAÇÃO E A DO SEU AUTOMÓVEL

 

ALINHAMENTO DA SUSPENSÃO E BALANCEAMENTO DAS RODAS

 

 

– BARULHOS NA SUSPENSÃO

Hora de abaixar o som e pedir silêncio dentro do seu carro, pois os pequenos barulhos que surgem com o automóvel em movimento podem indicar problemas importantes. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na sua oficina de confiança. As condições da estrada utilizada em trajetos diários podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão do veículo.

-RODAS

Em rodas de ferro, procure por amassados. Se a pressão de um pneu estiver mais baixa que a dos outros, é provável que a roda esteja amassada, permitindo fuga de ar. O reparo é simples e pode ser feito por um bom borracheiro. Em rodas de liga, preste atenção em possíveis quebras e trincas. Dependendo do caso, a substituição da roda pode ser necessária.

 

FILTRO DE AR

Confira a quantidade de poeira e sujeira que o filtro absorveu, caso o filtro ainda esteja branco, é um bom sinal, agora se o filtro estiver sujo, é necessário trocar o produto. Se não for trocado, o acúmulo de sujeira vai fazer com que o propulsor faça mais força do que o necessário, elevando o consumo de combustível. Além do carro perder força na retomadas de velocidade. Nada agradável.

 

-BATERIA

Hoje em dia, as baterias vêm lacradas, mas trazem um indicador de vida útil, então dê uma conferida para não ficar na mão. Outra dica importante para a sua revisão de final de ano é prestar atenção também à limpeza dos cabos a à checagem do alternador, que deve estar mantendo corretamente a carga da bateria.

 

-FLUIDOS

Na hora de viajar você sempre lembra de levar água pra aguentar as longas horas na estrada não é mesmo? Seu companheiro de quatro rodas também precisa do mesmo cuidado. Ao rodar em estradas o motor é submetido a um esforço maior do que no ciclo urbano. Por isso, antes de viajar é muito importante checar o nível dos fluidos, a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, assim como a presença de vazamentos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e ainda o nível do combustível do reservatório de partida a frio (para carros flex). Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não há mal nenhum em adiantá-lo.

O fluido de freio, por exemplo, é responsável por transmitir a força do pedal até as rodas, e uma das suas principais características é absorver a umidade do ambiente. A troca deste fluido é necessária pois o excesso de água pode prejudicar o sistema geral de frenagem, impedindo seu bom funcionamento e comprometendo a segurança do seu carro.

A água do radiador tem como função manter o motor frio, por isso o radiador sempre tem que estar com água. Mas, antes de verificar o nível da água, desligue o carro e aguarde alguns minutos para abrir a tampa do radiador, caso contrário a água poderá sair com muita força e queimar a sua mão ou outras partes do corpo. Feito esse procedimento, retire a tampa e veja se a água está abaixo do nível indicado, se sim, é só completar.

-EMBREAGEM

Na sua revisão de final de ano a principal verificação é quanto ao desgaste das peças da embreagem. Perceba se a embreagem está pesada ou se o carro está trepidando. A revisão ainda abrange o nível do óleo da caixa de câmbio e detecta se há vazamento entre a caixa e o motor. No caso das hidráulicas, também se verifica se há vazamento do líquido da caixa.

 

-SISTEMA ELÉTRICO

Antes de partir para a sua viagem de final de ano, confira se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente. Trocar uma lâmpada queimada é algo rápido e que pode prevenir um acidente grave. Verifique o manual do seu veículo na seção que fala sobre o painel, alguns modelos trazem sensores que indicam quando uma das luzes estão queimadas.

 

-SISTEMA DE LIMPEZA DOS VIDROS

Parece óbvio, mas durante a revisão de final de ano você precisa conferir tudo que possa interferir na sua visualização da estrada. Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, cheque o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Se elas já estiverem ressecadas, não farão o escoamento adequado da água. No dia da viagem, limpe bem os vidros, pois a sujeira reflete luz e dificulta a visão. Em carros sem ar-condicionado, não é má ideia levar um pano de algodão e um spray antiembaçante. Nas viagens com chuva estes são itens que fazem grande diferença.

 

-HIGIENIZAÇÃO DO AR-CONDICIONADO

Estamos falando de viagens de final de ano durante o verão em um país com clima predominantemente tropical, o que nos leva ao indesejável calor e ao amado ar-condicionado do carro. Este tipo de limpeza é importante não só para o bom funcionamento do seu carro mas para sua saúde também, já que o ar-condicionado acumula fungos, bactérias e diversas outras impurezas ao longo do uso. A manutenção deve ser feita nos filtros, que acumulam sujeiras trazidas junto com o ar. A limpeza é muito importante e deve ser considerada antes da sua viagem, mas o ideal mesmo é que ela seja realizada nos meses mais frios do ano, para que o sistema esteja em boas condições na chegada do verão. Já fica a dica para o próximo ano.

 

-OUTROS ITENS

Veja alguns itens que podem estar funcionando aparentemente bem, mas que poderão apresentar falhas quando submetidos ao esforço maior de uma viagem longa: Sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor, bem como seus respectivos rolamentos.

-PNEUS

Acredite, o estepe é o seu melhor amigo. Não deixe ele pra trás durante as suas viagens, pois a sua ausência pode transformar um contratempo em um problema gigante. Isso sem falar que ele é um item obrigatório de acordo com o Código Nacional de Trânsito e, obviamente, deve estar em condições de uso.

Se você reparar que há uma ou mais bolhas nos seus pneus, deve substituí-los imediatamente. As bolhas são um indicativo de dano estrutural irreversível, levando a sérios riscos de explosão, principalmente na estrada – onde o pneu é exposto constantemente a uma temperatura maior, elevando sua pressão interna.

Desgaste irregular na banda de rodagem do pneu é um sinal de desalinhamento da suspensão, ou de uso de pressão inadequada no pneu por longos períodos. De acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, os sulcos do pneu devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade.

É pouco se comparado a um pneu novo, com 8mm em média. Eles são essenciais para a correta drenagem na banda de rodagem no caso de chuva, prevenindo a temida e perigosa aquaplanagem.

Lembre-se de checar a pressão de todos os pneus, e leve em conta a quantidade de passageiros e o volume de bagagem que o carro irá transportar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para estas condições.